Tendo em vista a aproximação do Outubro Rosa, as equipes têm intensificado a realização de salas de espera visando ao público feminino. Nesta segunda-feira, dia 22, a equipe Trombeta realizou sala de espera com o tema Câncer de mama. Foram abordados assuntos como detecção precoce, rastreamento, sinais/sintomas e prevenção.
O Instituto do Câncer (INCA) elaborou algumas recomendações para reduzir a mortalidade por Câncer de Mama no Brasil. Dentre estas, estão algumas relacionadas à prevenção.
A prevenção do câncer de mama significa diminuir ou eliminar a exposição da mulher aos fatores de risco a fim de reduzir a possilbilidade de ocorrência da doença ao longo da vida. O consumo excessivo de álcool, excesso de peso, principalmente na pós-menopausa, e terapia de reposição hormonal aumentam o risco de câncer de mama, assim como a exposição excessiva à radiação ionizante (raios-X). Por meio da alimentação saudável, atividade física e controle do peso corporal é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama. A amamentação exclusiva até os seis meses é fator protetor para o câncer de mama.
Em breve, mais informações sobre o Outubro Rosa e o dia D.
Não percam!
Postado por Patrícia Rossetti