Imunizante está disponível nas unidades básicas de saúde
A vacinação contra hepatite B foi ampliada. Pessoas com até 49 anos já podem receber o imunizante. Até o ano passado, a vacina era oferecida apenas à população com até 29 anos. O imunizante está disponível em todos os postos de saúde do município. São mais de 200 salas de vacinação.
A vacina contra a hepatite B é a forma mais segura e eficaz de se prevenir contra a doença. Para estar protegido, é preciso tomar três doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira.
O imunizante também é disponibilizado aos grupos prioritários, com maior risco de ter a doença, independentemente da faixa etária: manicures, pedicures, profissionais do sexo, homossexuais e outros.
A hepatite B é uma doença viral e infecciosa. Por muitas vezes, é silenciosa. A hepatite B é uma das principais causas de cirrose hepática e sangue no fígado. A transmissão se dá pelo sangue, por meio de compartilhamento de seringas e por relações sexuais desprotegidas.
Prefeitura bate meta e vacina 95,9% de crianças contra a paralisia infantil
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ultrapassou a meta estabelecidanesta primeira etapa de vacinação contra a paralisia infantil. O balanço final mostra que mais de 335 mil crianças receberam a gotinha em toda a cidade, alcançando 95,9% da população infantil com menos de cinco anos, frente à meta inicial estabelecida, que era de 95% da população-alvo.
Fonte:http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?edi_id=2104&page=1
Grupo de ginecologia - Planejamento familiar
Participe do GRUPO DE GINECOLOGIA - PLANEJAMENTO FAMILIAR, no dia 01 de junho às 13:30h e tire suas dúvidas sobre métodos anticoncepcionais: ligadura de trompas, DIU, uso correto da camisinha, pílula e injeção, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de útero e mama.
Faça sua inscrição antecipada no serviço social ou no dia do grupo.
Salvando vidas, gota a gota
Agende a sua doação com o seu agente comunitário de saúde ou ligue para 2555 - 3785 / 2555 - 3779
A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.
Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.
• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
Fonte:http://cap21.blogspot.com.br/2013/06/campanha-de-doacao-de-sangue-salvando.html
Vacinação contra a poliomielite
A vacinação contra a Poliomielite no CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues foi um sucesso!!
Você tem até o dia 21 de junho para vacinar o seu Filho!
Você tem até o dia 21 de junho para vacinar o seu Filho!
A equipe de odonto entregou kits odontológicos e deu orientações básicas de escovação.
PV (ponto de vacinação) no Jardim Botânico
Fique por dentro da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV
Saiba mais da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV.
A partir do dia 10 de junho de 2013, daremos início a
primeira grande Pesquisa de Opinião já vista dentro da SUBPAV.
Todos que fazem parte como funcionários da SUBPAV e prestam
serviços para a rede podem participar dando sua opinião.
A ideia surgiu da necessidade de “ouvir” o público interno
de todas as unidades e assim realizar mudanças positivas em diversos âmbitos da
Subsecretaria.
A participação de todos é muito importante e não será
possível identificar seus respondentes, uma vez que a pesquisa é SIGILOSA.
Contamos com a ajuda e respostas de todos!
Sua opinião pode mudar!
Para entender melhor, veja abaixo a carta do Subsecretário
Daniel Soranz.
Prefeitura inicia vacinação contra a paralisia infantil neste sábado, dia 8
Meta é imunizar aproximadamente 333 mil crianças até o dia 21 de junho
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia neste sábado, 8 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai imunizar crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade contra a paralisia infantil. Serão disponibilizados 1.108 postos em toda a cidade e a meta é imunizar mais de 332 mil crianças – 95% da população-alvo até o dia 21 de junho. No Dia D da campanha – dia 8, os pontos funcionarão em unidades de saúde, escolas, igrejas, praças e outros locais, das 8h às 17h. Nos outros dias, as crianças poderão ser vacinadas em 215 postos de saúde.
“É fundamental que todas as crianças sejam vacinadas e fiquem protegidas contra a pólio. Tomar vacina é garantir que o país permanecerá livre do vírus, erradicado há 25 anos. A vacina não tem contraindicações e apenas crianças com doenças muito graves não podem tomá-la.”, explica Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS.
Os postos terão médicos e enfermeiros de plantão para esclarecer dúvidas. A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Apenas em caso de doenças graves, a criança não deve tomar as gotinhas. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e, mesmo que ela esteja atrasada, a criança pode receber a nova dose.
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infectocontagiosa aguda transmitida por vírus que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Em 2012, a meta foi ultrapassada e 399.456 mil crianças foram vacinadas.
Mais informações sobre a campanha e os endereços dos locais de vacinação também podem ser obtidas pelo teleatendimento no telefone 1746, que funciona 24 horas.