A Prefeitura do Rio inaugura nesta quinta-feira, dia 20, a Clínica da Família Sérgio Viera de Mello, que fica no bairro do Catumbi e é a primeira clínica da região central da cidade. A nova unidade, localizada na Avenida Trinta e Um de Março s/nº (próximo ao Túnel Santa Bárbara), é a 44ª Clínica da Família inaugurada no município e beneficiará 24 mil moradores, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.
A previsão é de que a unidade faça mensalmente cerca de 2.400 mil consultas médicas e odontológicas, além dos procedimentos e serviços oferecidos na clínica, como exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos e vacinação. Os pacientes poderão fazer ainda planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 3 milhões.
A nova unidade contará também com a 29ª Academia Carioca da Saúde, equipada com 10 aparelhos de fácil execução, utilizados pelos usuários da unidade, sob supervisão de um profissional de Educação Físico e com acompanhamento médico. Em dois anos de funcionamento, foram notados benefícios como redução do uso de medicamentos e do peso dos usuários. As academias funcionam exclusivamente em postos de saúde e já contam com cerca de 6 mil usuários.
A clínica da família funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Sobre Sérgio Vieira de Mello
Sérgio Vieira de Mello nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de março de 1948. Tornou-se funcionário da ONU em 1969, onde trabalhou por 34 anos no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, servindo em missões humanitárias e de manutenção da paz. Ficou conhecido no cenário internacional por sua dedicação no apoio à reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas. Foi o primeiro brasileiro a atingir o alto escalão da ONU. Vieira de Mello morreu no Iraque em 2003, juntamente com outras 21 pessoas, durante um ataque suicida provocado por um caminhão-bomba.
Fonte: SMSDC