A Prefeitura do Rio inaugura nesta quinta-feira, dia 20, a Clínica da Família Sérgio Viera de Mello, que fica no bairro do Catumbi e é a primeira clínica da região central da cidade. A nova unidade, localizada na Avenida Trinta e Um de Março s/nº (próximo ao Túnel Santa Bárbara), é a 44ª Clínica da Família inaugurada no município e beneficiará 24 mil moradores, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.
A previsão é de que a unidade faça mensalmente cerca de 2.400 mil consultas médicas e odontológicas, além dos procedimentos e serviços oferecidos na clínica, como exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos e vacinação. Os pacientes poderão fazer ainda planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 3 milhões.
A nova unidade contará também com a 29ª Academia Carioca da Saúde, equipada com 10 aparelhos de fácil execução, utilizados pelos usuários da unidade, sob supervisão de um profissional de Educação Físico e com acompanhamento médico. Em dois anos de funcionamento, foram notados benefícios como redução do uso de medicamentos e do peso dos usuários. As academias funcionam exclusivamente em postos de saúde e já contam com cerca de 6 mil usuários.
A clínica da família funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Sobre Sérgio Vieira de Mello
Sérgio Vieira de Mello nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de março de 1948. Tornou-se funcionário da ONU em 1969, onde trabalhou por 34 anos no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, servindo em missões humanitárias e de manutenção da paz. Ficou conhecido no cenário internacional por sua dedicação no apoio à reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas. Foi o primeiro brasileiro a atingir o alto escalão da ONU. Vieira de Mello morreu no Iraque em 2003, juntamente com outras 21 pessoas, durante um ataque suicida provocado por um caminhão-bomba.
Fonte: SMSDC
Convite: Dia 29 de Outubro teremos Celebração da Saúde e da Cidadania no Leblon
O Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza em parceria com as Rádios Tupi e Nativa e o apoio da CAP 2.1 e Subprefeitura Zona Sul a Celebração da Saúde e da Cidadania no dia 29 de Outubro de 2011, das 09 às 14 horas, na Rua Humberto de Campos ao lado do Shopping Leblon. Estará celebrando as ações de educação popular e promoção da saúde desenvolvida pela Escola Popular de Saúde Cruzada São Sebastião coordenadas pelos Agentes Culturais de Saúde, dedicados a esses territórios, desenvolvendo uma estratégia estável, contínua e permanente de educação emancipatória em saúde culminando nessa Ação Cultural para a Liberdade.
Uma Feira de Ciências e Artes organizada com as parcerias institucionais e a comunidade, com um espetáculo cultural realizado pelo médico e ator popular Vitor Pordeus e entre outros.
Estarão presentes a equipe de combate a dengue com seu laboratório, a equipe de saúde bucal,campanha anti-tabagismo e demais equipes das Unidades de Saúde da CAP 2.1 com prevenção das DST e Aids,planejamento familiar e ouvidoria da saúde. Parceiros: Supermercados Prezunic, Cet - Rio, Guarda Municipal, Rádios Tupi e Nativa e Subprefeitura Zona Sul
Outras Celebrações de Saúde
Celebração da Saúde e da Cidadania: Escola Popular de Saúde Morro Azul no Flamengo
Celebração da Saúde e da Cidadania na Pça General Osório em Ipanema
Outras Celebrações de Saúde
Celebração da Saúde e da Cidadania: Escola Popular de Saúde Morro Azul no Flamengo
Celebração da Saúde e da Cidadania na Pça General Osório em Ipanema
Outubro rosa!
Você não sabe o que é o Movimento Outubro Rosa? Eu conto! É um movimento que dura um mês e é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Ele foi criado no ano de 1997, nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou pelo mundo.
Todo mês de outubro, como demonstração de apoio da causa, várias cidades ao redor de todo o mundo iluminam seus principais monumentos, como a torre de Pisa, o Cristo Redentor, o Opera House, o Coliseu, o Arco do Triunfo e o Monumento às Bandeiras.
O principal símbolo desse movimento é o laço de fita rosa – sabem o laço de fita vermelho, usado nas campanhas contra a Aids? No caso do câncer de mama, o laço é rosa, para combinar com as meninas. Neste mês, vemos muita gente adicionando os laços em suas fotos de avatar de Twitter, Facebook, blog e qualquer outra coisa por aí.
Por que preocupar-se com o câncer de mama?
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou a informação de que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o câncer mais comum entre as mulheres. O número estimado de casos relatados de câncer de mama se aproxima dos 50 mil em 2011.
Quando esse câncer é diagnosticado cedo e tratado da forma correta, as chances de cura são bem maiores. Olho vivo, mulherada! Cuidem da sua saúde, façam seus exames periódicos, prestem muita atenção no corpo de vocês e parem já de adiar aquela consulta no médico! Isso se aplica principalmente àquelas mulheres que já tiveram casos de câncer de mama na família! (Machos, a dica vale para vocês também: pentelhem suas mães, irmãs, namoradas, esposas e etecéteras para realizarem seus exames!)
Vou contar uma coisa aqui pra vocês: neste ano, tomei um susto. Um dos meus exames de rotina veio com um resultado que preocupava a mim e minha médica. Por sorte, outros exames mostraram que tudo o que eu precisava fazer daqui pra frente era controlar minha alimentação, mas se eu não tivesse feito meus exames periódicos na data correta, poderia estar amargando uma doença muito séria daqui uns meses.
Sabe quais são as dicas dos médicos para quem tem predisposição (casos na família) ao câncer de mama?
- Diga não aos agrotóxicos: se você tem a oportunidade de priorizar os alimentos orgânicos, vá com tudo!
- Muito cuidado com as carnes que você come: da mesma forma que é bom evitar os agrotóxicos, também é bom comer carnes orgânicas, pois os animais crescem naturalmente, sem hormônios.
- Tofu: ele faz um bem danado para a pele, porque é feito de soja, e é rico em vitaminas B e E.
- Brócolis: ele tem propriedades anticancerígenas e outros nutrientes que combatem vários tipos de câncer.
Fonte: Dra. Glene Rodrigues | Acesse: http://www.fundacaolacorosa.com/