CMS PÍNDARO DE CARVALHO RODRIGUES

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22451-000 | ☎ Telefone: 1746 Email:Cmspindarodecarvalhorodrigues@vivario.org.br
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Diretora: Jane Torgano | Gerente: Murilo Caçador | CNES 2288370 - ESF: 04 | ESB: 01

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

03/08/2015- GESTANTE ESSE GRUPO É PARA VOCÊ.

03/08/2015- GESTANTE ESSE GRUPO É PARA VOCÊ.

Semana Mundial da Amamentação, vem com o Píndaro no Grupo para Gestante.. Contaremos com a presença de múltiplos profissionais: Enfermeira, dentista, Assistente Social e Educador Físico no grupo para vocês futuras mamães. Dia 03/08 as 10:00 horas no auditório do CMS.

29/07/2015 - PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE HEPATITE

29/07/2015 - PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE HEPATITE

Tem promoção, tem prevenção vem com a Equipe Trombeta e Dois Irmãos....
Nosso CMS Realizou hoje pela manhã uma promoção da saúde sobre Hepatite, as equipes da saúde da família orientaram os paciente sobre o tema e distribuíram kits com preservativos e panfletos informativos.Hepatites, previna-se, vacine-se, faça o teste!!




















"Hepatites: previna-se, vacine-se, faça o teste". Os objetivos principais são: vacinação contra a hepatite B, realização de teste rápido para hepatite C e atividades de prevenção.
Venham até a unidade! Estamos realizando a vacinação Hepatite B e teste rápido Hepatite C.
Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
> Usar preservativo em todas as relações sexuais;
> Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
> Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
> Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
> Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.
Vacinação
A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para jovens e adultos até 49 anos, para as populações vulneráveis* (em especial, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas) e para profissionais de saúde. É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) – cerca de 32 mil, no total. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho. Caso não tenha sido possível iniciar o esquema vacinal na unidade neonatal, recomenda-se a vacinação na primeira visita à unidade pública de saúde. A vacina está disponível no SUS desde 1998.
A oferta dessa vacina estende-se, também, a outros grupos em situações de maior vulnerabilidade, independentemente da faixa etária.
Populações mais vulneráveis
Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de portadores de hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas e caminhoneiros."

Fotos e Postagem: Iris Brito- Acs Equipe Dois Irmãos

Grupo de dor crônica na coluna

Grupo de dor crônica na coluna

Todas as sextas-feiras, nosso fisioterapeuta, Mauro, realiza, às 17:30 h, um grupo direcionado aos pacientes que têm histórico de dor crônica na coluna. Para participar, o paciente deve ser encaminhado pela equipe técnica após avaliação. Se você tem dor na coluna há muito tempo e ela não melhora, procure sua equipe.

21/07/2015 - CINEMA DA SAÚDE

21/07/2015 - CINEMA DA SAÚDE

Em toda terceira terça do mês é realizado nosso Cinema da saúde, o objetivo é buscar o convívio social e orientar sobre diabetes e hipertensão.










SALA DE ESPERA COM O TEMA O EXAME CITOPATOLÓGICO

SALA DE ESPERA COM O TEMA O EXAME CITOPATOLÓGICO

Você sabe a importância do preventivo e como ele é feito? A técnica Raquel e seus ACS explicam para você na sala de espera.







Exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau)
O que é?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.
O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Como é feito o exame?

· para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
· o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
· a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.



Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.
Resultados
Se o exame acusou:

• Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo um ano depois. Se ela já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
• Alteração (NIC I): repetir o exame seis meses depois;
• outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. A mulher precisará fazer outros exames, como a colposcopia (exame feito com o colposcópio: aparelho com lentes de aumento e câmera para visualizar o colo do útero, vagina, períneo);
• infecção pelo HPV: deverá repetir o exame seis meses depois;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Ela deve repetir o exame logo que for possível.
Independente desses resultados, a mulher pode ter alguma outra infecção que será tratada. Deve seguir o tratamento corretamente e, às vezes pode ser preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.
Obs.: Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença: sangramento e dor nas relações sexuais.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/237_papanicolau.html

07/07/2015 - REUNIÃO GERAL COM A PRESENÇA DA FONOAUDIÓLOGA LUCIA

07/07/2015 - REUNIÃO GERAL COM A PRESENÇA DA FONOAUDIÓLOGA LUCIA

Reunião Geral com as Equipes da Estratégia da saúde da família Trombeta e Dois irmãos tem educação permanente com a fonoaudióloga Lucia.O fonoaudiólogo trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos.




EXPOSIÇÃO SOBRE O SENTIDO DE NASCER

EXPOSIÇÃO SOBRE O SENTIDO DE NASCER


Atenção a todos por esta linda Exposição sobre o Sentido de Nascer!!
A exposição Sentidos do Nascer visa contribuir para a mudança na percepção sobre o nascimento, valorizando do parto normal em detrimento das cesarianas desnecessárias. 

A inciativa propõe ampliar o debate sobre questões relacionadas ao nascimento no Brasil, lançando um olhar crítico ao cenário da hipermedicalização do parto, da perda do protagonismo da mulher e da exploração do parto como um negócio. 

O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG, Bernardo Jefferson de Oliveira. 

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a exposição irá para Niterói (01 a 31/08) e em seguida vai para Brasília (01 a 30/11)
Data: 7 a 26 de julho
Horário de funcionamento: 10 às 18h
Local: Praça Tiradentes, Centro


Site da exposição Sentidos do Nascer: http://www.sentidosdonascer.org/

VISITA DOMICILIAR - ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO E ENTREGA DA CADERNETA DE USUÁRIO

VISITA DOMICILIAR - ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO E ENTREGA DA CADERNETA DE USUÁRIO


 Nossa Técnica de Enfermagem Raquel e o Acs Rogério realizaram visita domiciliar aos pacientes visando orientação, cuidados, atualização de cadastro e entrega da nova caderneta do usuário.




Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Aqui tem
Prevenção
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Equipe Planetário
Estratégia Saúde da Família
Equipe Trombeta
Estratégia Saúde da Família
Equipe Dois Irmãos
Estratégia Saúde da Família
Equipe Parque
Estratégia Saúde da Família

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.