A Equipe Trombeta realizou nesta semana a sala de espera com foco na Hanseníase e algumas doenças de pele, como : câncer de pele.
Foram entregues folhetos informativos sobre a Hanseníase e seus primeiros sintomas, e protetor solar para o cuidado com a pele neste verão.
Os ACSs junto a Técnica de enfermagem informaram aos pacientes : o que é a hanseníase, sintomas, diagnósticos, tratamentos e prevenção.
Hanseníase
O QUE É?
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen, o nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor. Entretanto, esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.
A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. Em 2011, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença.
A transmissão do M. leprae se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.
Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.
SINTOMAS
A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.
Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área.
Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos; e pode haver alteração na musculatura esquelética causando deformidades nos membros. Além disso, são identificadas quatro formas clínicas da doença:
Hanseníase indeterminada
Estágio inicial da doença e muito comum em crianças. Quando começa nesse estágio, apenas 25% dos casos evoluem para outras formas.
Hanseníase Tuberculóide
Forma mais leve da doença. A pessoa tem apenas uma ou poucas manchas pálidas na pele. Ocorre quando a patologia é paucibacilar (com poucos bacilos), ou seja, não contagiosa. Alterações nos nervos próximos à lesão, podem causar dor, fraqueza e atrofia muscular.
Hanseníase Borderline
Forma intermediária da doença. Há mais manchas na pele e cobrindo áreas mais extensas, em alguns casos é difícil precisar onde começa e onde termina.
Hanseníase Virchowiana
Forma grave da doença, multibacilar, com muitos bacilos, e contagiosa. Os inchaços são generalizados e há erupções cutâneas, dormência e fraqueza muscular. Nariz, rins e órgãos reprodutivos masculinos também podem ser afetados.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da hanseníase é feito pelo dermatologista, e envolve a avaliação clínica do paciente, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora etc. Se o dermatologista desconfiar de alguma mancha ou ferida no corpo do paciente, poderá fazer uma biópsia da área ou pedir um exame laboratorial para medir a quantidade de bacilos. O exame identifica se a hanseníase é paucibacilar, com pouco ou nenhum bacilo; ou multibacilar, com muitos bacilos.
É importante lembrar que a hanseníase é uma doença totalmente curável, e não há motivo para preconceito. É importante ficar atento aos sinais e procurar o dermatologista, ele prescreverá o tratamento adequado.
TRATAMENTO
O Tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antibióticos são usados para tratar as infecções, mas o tratamento completo é em longo prazo. Nas formas mais brandas (paucibacilar) demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves (multibacilar) o tempo é de um ano ou mais.
Há alguns medicamentos específicos e combinações que são prescritas pelo médico. Alguns não podem ser tomados por grávidas, por isso avise o médico em caso de gravidez.
É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.
PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.
Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.
16/01/2015 - PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE A DENGUE
Foi realizada na Cruzada De São Sebastião dia 16/01/2015 a nossa promoção mensal sobre a dengue. As equipes da Saúde da Família, Equipe Trombeta e Dois Irmãos, em integração com o Agente de Vigilância em Saúde Sergio e a Equipe de Saúde Bucal distribuirão panfletos informativos, protetores com repelentes e kits odontológicos. Vamos juntos combater a denguePostagem,Fotos e Vídeo ACS Iris - Equipe Dois Irmãos
PALESTRA DA ODONTO: CUIDADOS E HIGIENIZAÇÃO BUCAL
Nessa terça feira dia 13/01/2015 no auditório de nosso CMS foi realizada a primeira palestra de odonto do ano.Uma das grande importância desta palestra, se deve por vários fatores, como a prevenção contra a perda de forma precoce dos dentes, e métodos corretos para a higienização bucal.
Todos que assistiram receberam um kit de higienização bucal cada um, contendo, escova, creme dental, e fio dental.
Postagem: Iris - ACS Equipe Dois Irmãos
Fotos: Sabrina - Acs Equipe Dois Irmãos
14/01/2015 - Sala de espera : Convite para o Colegiado Gestor do CMS Píndaro de Carvalho
Na sala de espera realizada no dia 14 de Janeiro, os ACS da equipe trombeta convidaram, em nome de todo o CMS, os pacientes a participarem do Colegiado Gestor do Posto Píndaro de Carvalho (Minhocão).
O colegiado gestor de uma unidade de saúde é composto por todos os membros da equipe ou por representantes. Tem por finalidade elaborar o projeto de ação da instituição, atuar no processo de trabalho da unidade, responsabilizar os envolvidos, acolher os usuários, criar e avaliar os indicadores, sugerir e elaborar propostas. Além de ser discutido em conjunto a saúde e outros problemas de sua comunidade. Participam desta reunião os líderes comunitários, equipe de saúde e usuários do posto.
13/01/2015 - SALA DE ESPERA TEMA: ÁGUA E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE
Bebeu água? Não! Tá com sede? Tô! Olha, olha, olha, olha a água mineral.
Hoje foi realizada a sala do espera com o tema: A Água e seus Benefícios
para a Saúde.Os pacientes que aguardavam suas consultas foram orientados
que cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Contudo, parte
desse líquido é eliminada naturalmente, através da respiração, do suor e
da urina. Por isso, foi oferecido água aos pacientes pois é preciso
estar sempre atento para repor o que foi perdido.É Ai Já bebeu seu copo de água hoje? |
Um pouco mais sobre água
A falta desse líquido precioso pode trazer sérias consequências. Tontura, fraqueza, dor de cabeça e fadiga são sinais de desidratação. “Para manter o corpo bem hidratado, consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia”, aconselha o médico.
Ela regula a temperatura corporal
Durante a prática de exercícios físicos ou até mesmo nos dias de calor, a transpiração aumenta, eliminando, sobretudo, água. Essa é uma reação natural do corpo para manter a temperatura estável. “É preciso ingerir líquidos para repor a perda”, alerta o especialista.
Ela auxilia na digestão
A água ajuda na produção das enzimas, substâncias que participam das reações químicas no organismo durante a digestão. “Ela contribui, também, na produção do suco gástrico e da saliva, que auxiliam na digestão. Além disso, o consumo de água favorece o bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Paula Gandin, diretora do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Ela fortalece as defesas do organismo e diminui o inchaço
Quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. Assim, o transporte de ferro e de outros nutrientes chega rapidamente às celulas, protegendo o organismo de infecções. “O corpo hidratado consegue eliminar sódio, responsável pela retenção de líquidos e inchaço”, observa o endocrinologista.
Ela garante a absorção dos nutrientes
A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por transportar os nutrientes até as células.
Ela previne a celulite
As toxinas presentes no corpo são eliminadas por meio do suor e da urina. A ingestão diária de água torna esse processo mais eficiente, e o organismo passa por uma verdadeira faxina, eliminando, inclusive, as toxinas causadoras da celulite.
Ela dá uma força na beleza!
O organismo bem hidratado transporta nutrientes, vitaminas e sais minerais até as células mais rápido. Consequência: pele viçosa, cabelo brilhante e unhas fortes e saudáveis.
Para manter o corpo bem hidratado
— Consuma água antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede vem, é sinal de que o corpo já está desidratando.
— “Faça calor ou frio, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Para controlar a dose ingerida, distribua a quantidade ao longo do período, estabelecendo metas. Por exemplo: três copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + três à noite”, sugere a nutricionista.
— Se você não gosta de tomar água, aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão).
— Dê mais sabor à sua água. Adicione gotas de limão, sementes de maracujá ou folhas de hortelã.
— Mantenha sempre uma garrafa de água à mão, seja no escritório, no carro ou em casa.
Fonte: Água
Postado por: Iris, ACS Equipe Dois Irmãos
Fotos: Raquel e Sabrina
COLEGIADO GESTOR DA UNIDADE DIA 16/01/2015
Convidamos a todos para participar de um Encontro no dia 16/01/14 (sexta-feira) às 08:30 no auditório da Unidade “CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues” (Minhocão) para discutirmos juntos a saúde e outros problemas de sua comunidade. Estarão presentes os líderes comunitários, equipe de saúde e usuários. Sua presença é muito importante! Venha tirar suas dúvidas e participar!
PRIMEIRA REUNIÃO GERAL DA EQUIPE EM 2015
Hoje foi dia da Primeira Reunião Geral do ano de 2015 entre as equipes da Estratégia da Saúde da Família Trombeta e Dois Irmãos juntamente com a Gerente Gabrielly Moreno e o Administrativo Alvaro Miranda. As equipes foram orientadas sobre os grupos e promoções que irão acontecer nesse mês além de serem parabenizados pelo bom trabalho feito em 2014.Postado Por: Iris ACS Equipe Dois Irmãos
QUER CAMISINHA DE GRAÇA? VENHA AO PÍNDARO...
Distribuição
de camisinha é gratuita nos postos de saúde
Muita
gente não sabe, mas todo mundo tem direito ao preservativo de graça.
Eles são distribuídos para a população nos postos de saúde e
organizações não-governamentais para que todos possam se prevenir
da aids, de outras doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez
não desejada. Boa parte das camisinhas é comprada pelo Ministério
da Saúde, que repassa para as secretarias estaduais e municipais de
Saúde de todo o país. O diretor do Programa Nacional de DST e Aids
do Ministério da Saúde, Pedro Chequer, explica que mesmo com novas
tecnologias e medicamentos, ainda não há cura para a aids, e a
camisinha é a melhor forma de se prevenir do vírus HIV.
Fonte:
http://www.aids.gov.br/midia/distribuicao-de-camisinha-e-gratuita-nos-postos-de-saude