Neste fim de semana, foi realizado o Fique Sabendo, uma forma de atentar aos pacientes sobre a prevenção de HIV e sífilis. A equipe distribuiu folhetos informativos, realizou coleta de sangue para exames e distribuiu preservativos e kits odontológicos.
Se você não pôde comparecer, vá ao CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues e faça um teste rápido.
Dia Mundial do Diabetes
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no último 14 de novembro, a equipe da Saúde da Família realizou, com auxílio dos acadêmicos de Enfermagem da UNIGRANRIO, sala de espera esclarecendo os usuários acerca do diabetes e suas complicações. Foi aplicado o questionário azul para estratificação de risco. Ao final, o educador físico, Maxwel, orientou a realização de vários exercícios de alongamento e coordenação.A equipe e os pacientes divertiram-se bastante. Faça parte deste movimento você também.
Participem, pais!
A participação do pai durante a gravidez, frequentando as consultas de pré-natal e, sobretudo, apoiando a mãe neste momento, é fundamental. Convidamos todos os futuros papais a comparecerem às consultas e ao grupo de gestante, para tirarem suas dúvidas e acompanharem, lado a lado, este período tão importante.Este é Francisco, esposo da Fabiana e papai de uma linda menina, que comparecia às consultas com a esposa.
Dia Mundial da Alimentação
No dia 16 de outubro, é comemorado o dia mundial da alimentação. A equipe Trombeta, juntamente com o educador físico Maxwell, realizou sala de espera para orientar os pacientes a terem uma alimentação saudável, alertando para o preparo, distribuição e variedade de alimentos em busca de uma vida mais ativa; além da importância da prática de atividade física.Foram distribuídos folhetos explicativos e kits odontológicos.
OUTUBRO ROSA
O dia 26 de Outubro foi escolhido como o dia D na campanha do Outubro Rosa, que busca a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Neste dia, as unidades de saúdes estarão abertas de 8:00 às 17:00 para realização de preventivos, testes rápidos, grupos, palestras e atividades visando à Saúde da Mulher.
Não fique fora dessa! Traga seus exames anteriores e participe!
Não esqueça o cartão do SUS e o CPF.
Local: CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues (Saúde da Família – Equipe Trombeta)
Horário: 8:00 às 17:00 horas.
Reunião do PSE - Programa de Saúde Escolar
Fotos da reunião de diretores de escola da área 2.1 no dia 19/09 com os profissionais do CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues no nosso centro de estudos.
Dengue: Prevenção
Prevenção e Controle
Combata o mosquito em sua casa
• Evite deixar plantas em vasos com água, substitua a água por terra.
• Troque semanalmente a água dos vasos das plantas escovando o mesmo. Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes.
• Para não acumular água, as latas devem ser furadas antes de jogadas fora.
• As garrafas vazias devem ser guardadas de boca para baixo e em lugares cobertos.
• Lave os bebedouros dos animais com escova ou bucha e esvazie-os à noite, sempre que possível.
• Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água da chuva. Devem ser furados em pelo menos quatro locais opostos.
• Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento.
• Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.
• Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
• Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.
• Mantenha caixas d'água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito. Coloque um filó no ladrão.
• Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa.
• Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.
• No alto de lajes e telhas também pode haver água parada. Caso more em apartamento, peça ao porteiro que verifique o acúmulo de água no terraço.
• Suspeite de garagens e subsolos. Confira se a água da chuva que cai nas calhas circula.
• Evite ter bromélias em casa. Mantendo-as, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
• Mantenha a bandeja de geladeira sempre seca. Lave bem e seque uma vez por semana.
Conheça o trabalho do Agente de Vigilância em Saúde
Como funciona:
• Antes de entrar no imóvel, o agente inspeciona a frente do imóvel que será vistoriado.
• Ao entrar, o agente vistoria as áreas interna e externa do imóvel.
• Inicialmente, o agente tenta eliminar todos os depósitos. Não sendo possível, o depósito é colocado em local seguro e abrigado.
• Caso o depósito não possa ser removido, é tratado com larvicida.
• Em último caso, após avaliação criteriosa, o agente também pode optar pelo uso de inseticida no local.
• É imprescindível que o agente inspecione depósitos acima do nível do solo, como caixa d'água e calhas.
• O agente também é responsável por orientações relacionadas aos problemas encontrados e mensagens educativas.
Dicas de segurança:
• Os agentes de saúde devem estar uniformizados com uma camisa com a inscrição da Prefeitura do Rio/ Saúde e Defesa Civil.
• Eles também utilizam crachá de identificação com nome, matrícula e o telefone 1746.
• Caso haja qualquer dúvida a respeito do agente, o morador pode solicitar a carteira de identidade para comparar com a identificação e ligar para o 1746 para confirmar, por meio de matrícula, se o agente de saúde pertence ao quadro de funcionários.
Como denunciar um foco
A Prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza o número 1746 para que a população denuncie possíveis criadouros da larva do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, principalmente em regiões onde há imóveis fechados por longos períodos, com acúmulo de lixo, e terrenos baldios. O prazo para atendimento é de até cinco dias úteis. Caso o foco de dengue seja originado por resíduos como garrafas, latas, pneus e recipientes deixados em áreas públicas, o recolhimento deve ser solicitado à Comlurb. É importante ressaltar que nem todo mosquito transmite a dengue, somente o Aedes aegypti.
Notificação e Diagnóstico
A Dengue é doença de NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA (Portaria MS Nº 104 de 25/01/2011). O profissional de saúde que atende o paciente deve preencher a Ficha de Notificação Individual, encaminhando-a ao Serviço de Vigilância em Saúde da área o mais rápido possível.
As formas graves são de NOTIFICAÇÃO IMEDIATA, devendo ser informadas ao Serviço de Vigilância em Saúde mais próximo por telefone. Fora do horário comercial, a notificação imediata deverá ser feita ao Plantão Cievs pelos seguintes meios:
I. Disque Notifica
Horário comercial (8h às 18h)
(21) 3971-1708 / 3971-1710
Horário não comercial, finais de semana e feriados
(21) 8000-7575
II. E-Notifica
Entrada Compulsória
Com base no decreto 34.377 de 31 de agosto de 2011, os agentes de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil estão autorizados a realizar o ingresso compulsório em imóveis particulares e públicos, nos casos de recusa ou de ausência de pessoa que possa abrir a porta, para fazer vistoria em busca de focos de mosquito da dengue.
Como ocorre:
• Os responsáveis pelos imóveis serão notificados sobre a necessidade de ingresso dos agentes para aplicação de medidas de controle do mosquito da dengue.
• A entrada compulsória normalmente é feita depois de três tentativas frustradas de entrar no imóvel, no período máximo de 15 dias após a primeira notificação, sendo obrigatória publicação no Diário Oficial com data em que a entrada será realizada.
• Em casos especiais, o ingresso pode ocorrer em até 24 horas.
• Não havendo resposta, os agentes, acompanhados ou não de policiais, podem chamar um chaveiro para abrir o imóvel e vistoriá-lo.
• A ordem judicial não é necessária.
Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=2815399
Parcela de fumantes cai 20% em seis anos no Brasil
28/08/2013 - Percentual de brasileiros fumantes alcançou o menor índice: 12%. Em 2006, eram15%. Pesquisa do Ministério da Saúde também revela que houve redução do número de fumantes passivos.
A parcela da população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos, de acordo com dados inéditos do Ministério da Saúde. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) aponta que 12% da população brasileira fuma, enquanto em 2006 o índice era 15%. A frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mulheres, caiu de 12% (2006) para 9% (2012). Nesta quinta-feira, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
“A queda do número de fumantes no País comprova que o Ministério da Saúde, em parceria com a sociedade, está no caminho certo ao investir em ações de prevenção e controle e também na oferta de tratamento para os fumantes. Estamos investindo cada vez mais na formulação de políticas públicas que promovam, continuamente, a melhoria da qualidade de vida da população brasileira", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Fumo passivo – Outro bom motivo para comemorar é a redução na frequência de fumantes passivos no domicílio e no local de trabalho, que passaramu de 12% para 10% em 2012, nas duas situações. E continua em queda a frequência de homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia: caiu de 6% para 5%. Em relação ao percentual de fumantes por cidade, o levantamento mostra que a capital com a maior concentração continua sendo Porto Alegre (RS), com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população diz ser fumante.
Escolaridade – A pesquisa mostrou também que o tabagismo é maior entre pessoas com até oito anos de escolaridade (16%), em comparação às pessoas mais escolarizadas (12 anos ou mais), que atinge 9%.
Pesquisa – O Vigitel tem objetivo de medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira e subsidiar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças. O levantamento monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefone fixo em todas as capitais do País. Uma novidade nesta edição do Vigitel é a atualização dos dados da população de referência levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estudo deste ano foi utilizado o censo demográfico de 2010, e não de 2000. Ao utilizar informações mais atuais, os dados revelam uma população maior, mais escolarizada e também mais idosa.
Em função disso, as análises de tendência foram refeitas para o período de 2006 a 2012 – para todas as variáveis, incluindo o tabagismo – o que explica as possíveis diferenças nos números impressos em anos anteriores.
Enfrentamento – O Ministério da Saúde oferece o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) criado em 1996, que oferta o tratamento contra o fumo no Sistema Único de Saúde (SUS). Em abril deste ano, o governo anunciou a ampliação do atendimento do programa. O controle do tabaco é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo – assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool – está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.
Esse ano, a adesão ao programa para as equipes de Atenção Básica – feita pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) – contou com 24.515 equipes inscritas, em 4.371 municípios brasileiros. A meta é reduzir de 15% para 9% a proporção de fumantes na população adulta até 2022.
O Ministério da Saúde investe ainda na ampliação da assistência às pessoas que querem parar de fumar, oferecendo desde o acompanhamento do paciente por profissionais de saúde a medicamentos (entre adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o antidepressivo bupropiona).
Combate ao tabagismo – Outra iniciativa prevista é a capacitação de profissionais em cada unidade, que atenderão quem quer abandonar o tabaco. A capacitação não abordará somente o tratamento medicamentoso. Incluirá também abordagem comportamental qualificada para incentivar o fumante a prosseguir com o tratamento até o final. O Ministério da Saúde também investe em ações educativas.
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças Crônicas não transmissíveis prevê o fortalecimento do Programa Saúde na Escola, voltado para prevenção e redução do uso do álcool e tabaco entre crianças e adolescentes.
Mortalidade – Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que as DCNT foram responsáveis por 63% do total de 36 milhões de mortes ocorridas no mundo em 2008. No Brasil, as DCNT foram responsáveis por 72,4% do total de mortes em 2011, com destaque para doenças do aparelho circulatório, neoplasias e diabetes.
De acordo com a OMS, um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT, como tabagismo, câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. (Portal da Saúde/MS)
Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal
A vacinação é gratuita e os bairros contemplados nesta terceira etapa serão Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz e Marechal Hermes, Jacarepaguá, Gardênia Azul, Anil, Tanque, Vila Valqueire, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Praça Seca, Campinho, Curicica, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena e Pechincha, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque e Pavuna, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Grumari.
Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem surgir por cerca de 36 horas após a aplicação.
Clique aqui e veja onde levar seu animalzinho!!!
II Torneio de Futsal Pela Valorização da Paternidade - CAP 2.1
A CAP 2.1 e a equipe de professores do Programa Academia
Carioca da Saúde convidam todas as unidades de nossa AP para o II TORNEIO DE
FUTSAL PELA VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE edição 2013.
As inscrições estão abertas até o dia 12/07/2013.
As unidades poderão inscrever times constituídos de 10
jogadores sendo cinco titulares – quatro na linha e um no gol - e cinco
reservas.
Encerradas as inscrições, a escalação será divulgada nos
blogs das unidades inscritas, CAP 2.1, Otics Rocinha e Catete, onde poderão ser
apreciadas as regras adaptadas do torneio.
A ação tem data prevista para o dia 03/08/2013 a partir das
09:00 no COMPLÉXO DESPORTIVO DA ROCINHA – Rua Berta Luts, 85 - próximo à
passarela.
A premiação seguirá conforme fora em sua primeira edição –
2012 – contemplando a melhor torcida, artilheiro, “bola murcha” e “bola cheia”,
medalhas de prata para o 2° colocado, troféu e medalhas de ouro para a equipe
que se sagrar vencedora.
Valorização da paternidade porque “homem que é Homem, cuida
de criança.”
Faixa etária de vacinação contra hepatite B é ampliada para 49 anos
Imunizante está disponível nas unidades básicas de saúde
A vacinação contra hepatite B foi ampliada. Pessoas com até 49 anos já podem receber o imunizante. Até o ano passado, a vacina era oferecida apenas à população com até 29 anos. O imunizante está disponível em todos os postos de saúde do município. São mais de 200 salas de vacinação.
A vacina contra a hepatite B é a forma mais segura e eficaz de se prevenir contra a doença. Para estar protegido, é preciso tomar três doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira.
O imunizante também é disponibilizado aos grupos prioritários, com maior risco de ter a doença, independentemente da faixa etária: manicures, pedicures, profissionais do sexo, homossexuais e outros.
A hepatite B é uma doença viral e infecciosa. Por muitas vezes, é silenciosa. A hepatite B é uma das principais causas de cirrose hepática e sangue no fígado. A transmissão se dá pelo sangue, por meio de compartilhamento de seringas e por relações sexuais desprotegidas.
Prefeitura bate meta e vacina 95,9% de crianças contra a paralisia infantil
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ultrapassou a meta estabelecidanesta primeira etapa de vacinação contra a paralisia infantil. O balanço final mostra que mais de 335 mil crianças receberam a gotinha em toda a cidade, alcançando 95,9% da população infantil com menos de cinco anos, frente à meta inicial estabelecida, que era de 95% da população-alvo.
Fonte:http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?edi_id=2104&page=1
Grupo de ginecologia - Planejamento familiar
Participe do GRUPO DE GINECOLOGIA - PLANEJAMENTO FAMILIAR, no dia 01 de junho às 13:30h e tire suas dúvidas sobre métodos anticoncepcionais: ligadura de trompas, DIU, uso correto da camisinha, pílula e injeção, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de útero e mama.
Faça sua inscrição antecipada no serviço social ou no dia do grupo.
Salvando vidas, gota a gota
Agende a sua doação com o seu agente comunitário de saúde ou ligue para 2555 - 3785 / 2555 - 3779
A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.
Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.
• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
Fonte:http://cap21.blogspot.com.br/2013/06/campanha-de-doacao-de-sangue-salvando.html