2ª DOSE DA VACINA HPV

Meninas de 11 a 13 anos recebem a segunda dose da vacina contra HPV

  A partir de segunda-feira, 1º de setembro, a segunda dose da vacina contra o vírus HPV começa a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos. O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já foram vacinadas.

 
Rosilene Chagas, de Espera Feliz - MG, é mãe da Letícia de 12 anos, que tomou a primeira dose. “A gente que é mãe se preocupa e garante que as nossas filhas tomem. A escola já avisou sobre a segunda dose da vacina agora em setembro”, conta a mãe. Letícia Chagas não está mais com medo de tomar a segunda dose. “Na primeira eu fiquei muito nervosa, porque todo mundo na escola ficou falando que doía e que a agulha era muito grande. Mas chegou na hora e não doeu nada. Agora já estou mais tranquila para tomar a segunda dose”, conta a jovem.
Já a Ana Carolina de Faria,11 anos, já tomou a segunda dose da vacina em sua escola, no Distrito Federal. “Na primeira vez eu estava nervosa, porque nunca tinha tomado, mas na segunda eu não fiquei. Minha mãe disse que quanto mais a gente pensa na dor, aí que dói mesmo. Então eu esqueci e não doeu, foi só uma picadinha”, relembra. A mãe, Ana Paula de Faria, acredita que a vacina é importante para proteger e prevenir a doença em longo prazo. “No primeiro dia ela estava ansiosa, mas no segundo já estava mais madura e eu mais tranquila”, afirma.
Para garantir a imunização contra o HPV é fundamental que a segunda dose seja aplicada seis meses após a primeira, e a dose de reforço, 5 anos depois. O objetivo da vacinação no Brasil é prevenir o câncer de colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade. A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV.
Depois de receber todas as doses, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.

Fonte: Bia Magalhães / Blog da Saúde

 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.