05/09/2014 - SALA DE ESPERA TEMA: HÁBITOS SAUDÁVEIS.

Invista numa vida saudável


Nosso corpo sempre reage de acordo com o tratamento que recebe. Tudo o que faz bem para a saúde deixa o corpo feliz. Outras coisas deixam o corpo triste: quando você abusa e ele fica doente. Mas existem algumas coisinhas que você pode fazer sempre, para ficar de bem com o seu corpo.Foi isso que a ACS Luciene da equipe dois irmãos alertou em sua sala de espera.São hábitos simples e saudáveis, que a gente deve cultivar. Seu corpo agradece!













Conheça os 10 Hábitos Saudáveis


  1. COMER FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES:
    Devem ser servidos em todas as refeições. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, são importantes para a proteção da saúde e diminuem os riscos de algumas doenças. Prefira os produtos de época. São mais baratos e nutritivos.
  2. FAÇA DE 5 A 6 REFEIÇÕES DIÁRIAS:
    Café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Procure comer devagar, mastigando bem os alimentos, apreciando e mantendo um contato visual com a refeição. Não force a criança a comer fazendo chantagens, como oferecer prêmios ou dar castigos. Criará uma relação confusa com a alimentação.
  3. COMA FIBRAS
    Alimentos com fibras são essenciais para nossa dieta. Ajudam na digestão e funcionamento do intestino. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e grãos são alguns dos alimentos que contém fibras, além do feijão, prato típico do brasileiro.
  4. EVITE OS ALIMENTOS GORDUROSOS
    É importante substituir as gorduras saturadas (frituras, por exemplo) por insaturadas e eliminar as gorduras trans (margarinas, por exemplo). Dê preferência aos alimentos assados, grelhados ou cozidos, no lugar de fritos.
  5. PREFIRA OS SUCOS NATURAIS
    Evite refrigerantes e sucos artificiais industrializados, pois possuem poucos nutrientes e muitos aditivos, como o sódio. Os sucos são ricos em vitaminas e sais minerais. Para melhorar a absorção do ferro é importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.
  6. CUIDADO COM OS TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS
    Evite mostarda, catchup, molho inglês, molho de soja tipo shoyo, tabletes de caldos de carne, galinha ou de outros sabores e temperos prontos. Prefira os frescos como cebola, alho, salsinha, cebolinha. São fontes de vitaminas e minerais. O consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 gramas por dia, que equivale a 1 colher de chá por pessoa.
  7. EVITE ALIMENTOS COM CALORIAS VAZIAS
    Batatas fritas, nuggets, balas, chicletes, biscoitos (sobretudo os amarelos), refrigerantes e bebidas alcoólicas, são os chamados alimentos com calorias vazias. Contém muita caloria e corantes, além de uma quantidade irrisória de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Uma dieta rica em calorias vazias pode levar ao ganho de peso, desnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.
  8. ÁGUA, FONTE DA VIDA
    Incentive seu filho a tomar água filtrada nos intervalos das refeições. É muito importante para o bom funcionamento do organismo. O intestino funciona melhor e o corpo se mantém hidratado. Inclua uma garrafa pequena com água, no lanche da escola.
  9. MOVIMENTE-SE
    Torne o seu dia a dia mais ativo e estimule seu filho a fazer o mesmo. Saia para caminhar com ele, leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, brincar de amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, correr, dançar, pular corda ou fazer algum tipo de esporte. Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou no computador. Ele também pode ajudar você em pequenas tarefas domésticas. Mantenha o peso dele dentro dos limites saudáveis para a idade.
  10. UM AMBIENTE SAUDÁVEL PARA AS REFEIÇÕES
    O momento da reunião em família para fazer pelo menos uma refeição diária é único. Devemos aproveitar esse encontro para conversas agradáveis, com assuntos positivos e encorajadores. O ambiente onde a criança e a família fazem as refeições deve ser tranquilo, sem discussões e gritos. Não ligue a televisão. O hábito de comer assistindo TV ou fazendo outra atividade impede que as pessoas prestem atenção na quantidade de alimentos que estão comendo. Todas as refeições devem ser feitas à mesa. Não saia andando pela casa, atrás da criança, com o prato de comida na mão. Mostre a ela que existe horário e lugar certo para fazer as refeições.


Fotos: Luciene e Iris ACS Equipe Dois Irmãos.
Postagem: Iris ACS Equipe Dois Irmãos

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.