CONVITE PARA HORTA COMUNITÁRIA DO DIA 30/06/2014



O CMS Píndaro de Carvalho convida a todos a fazer parte de nossa horta, nossos encontros acontecem de quinzenalmente e nosso próximo encontro é dia 30/06/2014 as 9:00 horas no jardim do posto.






Mexer com plantas alivia as tensões e ajuda a reforçar a autoestima   
Ver algo brotar da terra, sabendo que fomos responsáveis pela semente, é algo muito gratificante", afirma Ricardo Monezi, pesquisador da Unifesp

Abrir um espaço em casa para abrigar um jardim não é só uma maneira de integrar a natureza ao cenário urbano. A jardinagem é também uma atividade extremamente relaxante e que pode trazer diversos benefícios à saúde mental. Para início de conversa, ela ajuda a diluir preocupações e frustrações do dia a dia, à medida que canaliza a atenção para algo que dá prazer. Porém, como se trata de uma atividade que permite o contato direto com as plantas, os benefícios deste hobby podem ir além.
"Não é só mexer com a terra, é cuidar de outra vida, e isto tem um valor imenso para o nosso emocional", afirma Ricardo Monezi, pesquisador do setor de Medicina Comportamental da Unifesp. Depressão e baixa autoestima são alguns exemplos de problemas que podem ser trabalhados com a jardinagem, de acordo com ele. "Ver algo brotar da terra, sabendo que fomos responsáveis pela semente, é algo muito gratificante. De certa forma, é uma criação nossa e, portanto, um motivo de orgulho e satisfação", completa. 
Plantar é cuidar
A jardinagem também pode ajudar a desenvolver outras habilidades, como a responsabilidade e a disciplina, já que um jardim demanda cuidados constantes. "As plantas vivem em eterno processo de desenvolvimento. Portanto, sua manutenção periódica é fundamental para garantir sua saúde, harmonia e beleza", acrescenta Solange de Oliveira, professora do curso de jardinagem do Senac - Limeira, interior de São Paulo. 
Como vantagem adicional, não há muitas regras para se montar uma área verde em casa. O único cuidado é que o jardim seja planejado de acordo com o espaço disponível. Quem não tem um quintal grande pode utilizar jardineiras e vasos. "A valorização da área vai depender da criatividade de cada um", destaca Solange. Também é interessante pesquisar as melhores espécies para o seu caso, considerando a incidência de luz, por exemplo. Quando for adquiri-las, pergunte ao vendedor a periodicidade indicada para rega e poda. No mais, vale investir em alguns acessórios básicos que vão permitir que você se aventure no mundo da jardinagem e colha os benefícios.
Matéria Feita por:  Marina Oliveira e Thaís Macena do UOL, São Paulo 
Foto e Postagem: Iris Brito ACS Equipe Dois Irmãos
Fonte: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2013/03/27/mexer-com-plantas-alivia-as-tensoes-e-ajuda-a-reforcar-a-autoestima.htm

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2274-6977

Tecnologia do Blogger.