04/06/2014 - CICLO DE DEBATES NA ABO

Representando o CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues nossa Técnica de Enfermagem Adriana Oliveira da Equipe Dois Irmãos esteve no Ciclo de Debates realizado no auditório da ABO. O tema do debate foi Manejo das Questões de álcool e outras drogas na Atenção Primária.




1-      Objetivos da Sessão Temática:
Discutir as recomendações técnicas da Superintendência de Atenção Primária (S/SUBPAV/SAP) que orientam a assistência clínica nas UAP aos usuários de álcool e outros tipos de drogas (Carteira de Serviços): princípios do cuidado e prioridades chaves
Discutir o manejo clínico da desintoxição alcoólica, da síndrome de abstinência e outras situações frequentes na atenção aos usuários de álcool.
Apresentar a Rede de Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas e como utilizá-la adequadamente
Estimular uma reflexão crítica sobre os modos estratégicos de abordar e acompanhar os usuários em uso prejudicial e /ou abusivo de álcool e outros tipos de droga na atenção primária.

2-      Resultados esperados
Contribuir para a qualificação da atenção aos usuários de álcool e outras drogas nas UAP

3-      PROGRAMAÇÃO:

3.1-Subtema:
Recomendações da Superintendência de Atenção Primária (S/SUBPAV/SAP) aos usuários de álcool e outros tipos de drogas princípios do cuidado e prioridades-chaves na atenção na atenção
        Facilitador – Patricia Albuquerque - 35 minutos
3.2-Subtema:
Manejo clínico no cuidado aos usuários de álcool e outras drogas: reconhecimento, avaliação/diagnóstico, abordagem e monitoramento dos fatores de risco.
Facilitador Joana Thiesen – Médica, Psiquiatra do NASF AP 2.1 (Clínica Maria do Socorro; Albert Sabin e Rinaldo De Lamare).  – 50 minutos

 3.3-Subtema:
Rede de Atenção Psicossocial e seus dispositivos de Cuidado: como utilizá-los da melhor forma? Linha de Cuidado e fluxos orientadores da atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas

Facilitador- Christiane Sampaio – Assessora Técnica do Programa de Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas da Superintendência de Saúde Mental – 35 minutos

Debate15: 40 às 17:00 horas

Moderador: Patricia Albuquerque e profissional da rede de APS

Bibliografia principal
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica nº 34 – Saúde Mental. Brasília, Editora MS, 1ª ed. 2013.


4-      Bibliografia complementar
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria de Saúde. Cartilha de Redução de Danos para Agentes Comunitários de Saúde. Viva Comunidade, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em http://www.vivacomunidade.org.br/wpp-content/arquivos/cartilha_ACS_red_danos.pdf
Protocolo de Atenção em Saúde Mental. Município de Florianópolis/ Secretaria Municipal de Saúde. Tubarão: Ed. Copiart, 2010.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 3.088, de 23 de Dezembro de 2011. Brasília, DF, 2001. Disponível em http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/111276-3088.html.
Brasil. Ministério da Saúde. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. Brasília, DF, 2004. Disponível emhttp://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/política de ad.pdf.
Chiaverini, D.H. (Org.) et al.  Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília, DF: Ministério da Saúde,Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.

Endereços Úteis:

Postado por Iris Brito ACS Equipe Dois Irmãos

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.